quarta-feira, 22 de julho de 2015

GRAFIC NOVEL AMBIENTAL DO SITE PLANETA SUSTENTÁVEL ESTÁ EM EXPOSIÇÃO NO METRÔ EM SAMPA E TALVEZ VENHA ATÉ AQUI

Heróis do Clima: o gibi lançado por site da editora Abril e que já foi destaque em nosso blog agora se transforma em expô de arte e pode viajar para várias cidades do Brasil e do mundo




O gibi de Caco Galhardo teve roteiro feito pelo jornalista e designer Alexandre Meiguins




Quatro estações do Metrô de São Paulo recebem, a partir deste mês de julho, a exposição Heróis do Clima, história em quadrinhos criada por Caco Galhardo e equipe para o Planeta Sustentável, que está informando: "Enquanto conhecem os efeitos das mudanças climáticas, os visitantes podem conferir desenhos, acessar a íntegra do gibi e até fazer selfies posando como heróis em um painel especial".
Heróis do Clima é uma graphic novel que explica de forma descomplicada as alterações climáticas e as descobertas científicas sobre o assunto. Ela é narrada a partir do ponto de vista de um avô que fugiu para Marte e um neto curioso sobre a Terra. Os quadrinhos estão disponíveis gratuitamente para leitura. Realizada em parceira com o Metrô de São Paulo, a exposição reforça a importância do meio para a mobilidade sustentável. O itinerário da exposição: 10 a 31 de julho - Estação Vila Madalena, Linha 2 - Verde - 10 a 31 de agosto - Estação Sé, Linha 3 - Vermelha - 10 a 30 de setembro - Estação Jardim São Paulo, Linha 1 - Azul - 10 a 31 de outubro - Estação Largo Treze, Linha 5 - Lilás.             (Esperamos que esta exposição viaje por aqui também pelo interior de São Paulo e do Brasil).



Alguns dos estudantes de jornalismo que adotaram este quadrinhos, que tem um grande alcance de comunicação


As mudanças do clima em linguagem popular e criativa dos quadrinhos mobiliza muita gente




A ecologista Zuzu de Souza (que criou o Repórter Eco da Cultura) também está curtindo este album




O post de Emiliane Vieira que é uma das manchetes no site Planeta Sustentável comenta ainda que o aquecimento global é uma realidade que precisa ser compreendida e enfrentada. Seus efeitos - eventos climáticos extremos - estão cada vez mais constantes e provocam alterações importantes nos negócios, nas políticas públicas e no modo de vida das pessoas. 2014 foi apontado pelos cientistas como o ano mais quente do planeta desde 1891 e, em dezembro, na Conferência da ONU de Mudanças do Clima (COP 21), o mundo deverá chegar a um histórico acordo global. Estava na hora de contar tudo isso de um jeito fácil: em quadrinhos! Foi por isso que o Planeta Sustentável convidou o festejado cartunista Caco Galhardo para assinar este sensacional gibi - Heróis do Clima - que conta, com ficção e ótimo humor, a história da ciência do clima e como descobrimos que o planeta está esquentando. No site Planeta Sustentável (nossa fonte desta postagem) você pode baixar seu gibi em português, inglês ou espanhol e conferir mais informações e detalhes sobre esta produção cultural. "Uma realização cult e ecológica, sustentável porque equilibra arte e meio ambiente, foi tema de uma reportagem especial aqui em nosso blog Folha Verde News antes do seu lançamento, uma produção que fazemos questão de divulgar pela importância hoje do seu tema e da luta para recuperar aqui e em todo lugar do planeta a ecologia perdida na vida da gente", comenta por aqui Antônio de Pádua Padinha, o repórter que edita este webespaço ligado ao movimento ecológico, científico, cultural e de cidadania, "tentando mudar a realidade e de criar o futuro", conclui aqui o ecologista Padinha. Vale dizer ainda que no site da Abril/Planeta Sustentável este album pode ser baixado gratuitamente, sendo também uma alternativa de lazer cult para a garotada da geração digital e ecológica.

Um aperitivo em linguagem de aventura para a Cúpula Mundial do Clima da ONU, dezembro em Paris


            Fontes: www.planetasustentavel.abril.com.br
                          www.folhaverdenews.com      



7 comentários:

  1. Os personagens do cartunista paulistano Caco Galhardo são um garotinho e o seu avô, contando uma estória em...Marte. Uma forma descontraída e informal de focar o tal de Aquecimento Global.

    ResponderExcluir
  2. Foram seis meses de criação e produção. Tudo foi feito em tempo recorde. "Ajudou muito este traço rápido, que geralmente é usado em jornal. Era muito importante que o gibi fosse lançado durante a COP20 de Lima, no Peru (a Conferência da ONU sobre o clima, que foi realizada em dezembro do ano passado)", comentou Caco Galhardo: "Mas eu não sentei para fazer este quadrinho sozinho. Contei com o apoio do jornalista e designer Alexandre Meiguins, responsável pelo roteiro, e houve muita parceria e ajuda de toda uma equipe".

    ResponderExcluir
  3. Agora, quando se prepara para outra Conferência Mundial da ONU sobre Mudança Climática (em Paris na França, decisiva para cerca de 200 países em desequilíbrio socioambiental na Terra) este gibi ganha mais atualidade ainda e corre o planeta, em especial, via a web.

    ResponderExcluir
  4. Logo mais estaremos dando aqui mais informações e postando comentário, aguarde e participe desta seção do nosso blog. Envie seu e-mail se preferir prá nossa redação navepad@netsite.com.br e/ou direto pro o nosso editor padinhafranca@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. "Eu já tinhga sido informado aqui por este blog sobre este quadrinhos e baixei no Planeta Sustentável prás minhas crianças, foi muito legal para a garotada e prá mim também": o comentário é de Lúcia de Almeida Santos, de Ribeirão Preto (SP), que se prepara para pós-graduação em Letras na Unesp de Araraquara.

    ResponderExcluir
  6. "Importante d+ esta iniciativa cult para mobilizar garotada e população para a luta pelo reequilíbrio do ambiente e do clima: muitos jovens e crianças que estão curtindo esse gibi de Caco Galhardo e Alexandre Meiguins podem vir a ajudar as mudanças e avanços do país e do planeta": a opinião é de Ary Mendes, que se diz um médico viciado no blog Folha Verde News, ele atua na área de Traumotologia em BH.

    ResponderExcluir
  7. "Du caramba o trabalho deste gibi de Caco Galhardo e do roteirista Meiguins ": a opinião é de Eduardo Ramos, que viaja pelo interior para uma editora de livros e revistas: "A Abril é concorrente mas realmente está de parabéns, vou tentar ver o site Planeta Sustentável".

    ResponderExcluir

Translation

translation