sexta-feira, 7 de agosto de 2015

USP DESENVOLVE NOVA ALTERNATIVA CONTRA INFECÇÃO HOSPITALAR COM LUZ ANTIBACTERIANA

Pesquisa da USP cria em São Carlos máquina que usa a luz para evitar infecções hospitalares



Pesquisadores do Instituto de Física da USP de São Carlos desenvolveram a luz antibacteriana


A máquina de luz antibacteriana poderá vir a ter outras utilizações como higiene de outros locais

Por aqui na macrorregião a máquina de luz está tendo um merecido destaque na mídia

É mais uma prova da força da pequisa científica que precisa ser mais apoiada no Brasil


Fontes: www.ambientebrasil.com.br
              G1
              www.folhaverdenews.com 

8 comentários:

  1. O equipamento foi testado no Instituto do Coração, em São Paulo e deve ser usado também na Santa Casa de São Carlos. Hoje, o hospital conta com uma equipe encarregada de limpar e desinfetar desde instrumentos até o centro cirúrgico e os quartos, mas mesmo com os cuidados há riscos com o uso da luz antibacteriana fora dos hospitais.

    ResponderExcluir
  2. “Dentro do hospital, com doenças, doenças graves, e pacientes internados muito tempo, às vezes, precisam de aparelhos como o respirador, que ajuda a pessoa a respirar enquanto o pulmão não está funcionando direito, quando a gente precisa pegar uma veia central para medicamentos de urgência, tudo isso acaba gerando facilidades para a pessoa adquirir bactérias e as bactérias no hospital acabam sendo mais resistentes”, explicou a infectologista Ana Lúcia Soares. Fora dos hospitais, na limpeza de casas ou higiene de outros ambientes ameaçados de infecção, o cuidado na manipulação precisa ser rigoroso.

    ResponderExcluir
  3. Além dos custos operacionais, a infecção hospitalar também aumenta os gastos com o paciente, que precisa de um tempo maior de internação para se recuperar e pode acabar carregando as consequências do problema. Np universo da infecção, cerca de 40% das mortes de pacientes em hospitais são causadas por infecções pulmonares e neste caso a luz antibacteriana funciona exatamente.

    ResponderExcluir
  4. Envie sua informação, opinião ou comentário dentro desta pauta, que inclui um maior apoio necessário aos pesquisadores nas universidades de todo o país, que podem vir a ser fonte de soluções sustentáveis para todos os tipos de problemas.

    ResponderExcluir
  5. Entre aqui nesta seção ou envie seu comentário para a redação do nosso blog navepad@netsite.com.br e/ou envie diretamente por e-mail do nosso editor de conteúdo padinhafranca@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. "Parabéns ao cientista Vanderlei Salvador Bagnato e toda a sua equipe da USP de São Carlos, esta universidade e esta cidade mais uma vez se destacam, mostrando o potencial positivo do nosso povo, nosso país": o comentário nos foi enviado por Isaias Alberto, de Ribeirão Preto, que ouviu numa emissora de rádio local a notícia: "Agora aqui nesse blog pude ter todos os detalhes da informação, agradeço".

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. "Usar esta máquina de luz bacteriana para higienizar uma casa ou uma empresa ou um ambiente que tenha sido contaminado, creio serem outras utilizações bem úteis deste equipamento sem similar por aí": é a opinião de Cleonice Sanches Silva, de Campinas (SP) que sugere ainda usar esta máquina em locais que tenham sido inundados.

    ResponderExcluir

Translation

translation