sexta-feira, 16 de outubro de 2015

CHINA CONSTRÓI AGORA O MAIOR RADIOTELESCÓPIO DO MUNDO PARA DETECTAR VIDA EXTRATERRESTRE

Esta iniciativa chinesa é destaque na Reuters, na BBC e na webmidia em todo nosso planeta: veja a informação aqui com mais detalhes, também nos comentários 



Aqui também no blog da ecologia e da cidadania Folha Verde News, com informações também dos sites G1 e AmbienteBrasil, destacamos que a  China está construindo o maior radiotelescópio do mundo na província de Guizhou, no sudoeste do país: uma vez pronta, espera-se que a estrutura permita detectar sinais de rádio – potenciais indícios de vida extraterrestre – em até 1 milhão de estrelas e sistemas solares. É assim algo mais do que somente captar flying saucers in the sky, como dizia a canção de Caetano Veloso, ainda em 1971, em Londres, quando se intensificava no planeta a busca de ETs, Discos Voadores, além de sinais invisíveis de inteligências extraterrestres. Esta busca gerou toda uma cultura de ficção e várias pesquisas da ciência. Bem, mas no caso agora em território chinês, as obras, que começaram em junho de 2011, devem terminar em setembro de 2016, a um custo estimado de US$ 110 milhões (R$ 420 milhões). O Radiotelescópio Esférico de 500 metros de Abertura já chamado de Fast em todo mundo terá 4,6 mil painéis triangulares, similar ao Observatório Arecibo, em Porto Rico, pois usará uma cavidade natural ou abismo conhecido como karst para dar suporte ao disco do telescópio gigante. Arecibo vinha sendo o maior radiotelescópio do mundo, com 305 metros de diâmetro. Agora na China, a estrutura terá um diâmetro de 500 metros. Este país espera que a alta precisão do radiotelescópio permita aos astrônomos estudar a Via Láctea e outras galáxias, além de detectar estrelas a milhões de distância da Terra. Espera-se também que a estrutura funcione como uma poderosa estação terrestre para missões espaciais. E de repente possa vir a ser um ponto de apoio para comunicação entre seres humanos e extraterrestres, colocando assim também desta forma contemporânea os chineses na vanguarda cultural e cósmica da Terra, liderança que hoje é dos Estados Unidos e da Europa.


Chineses querem conquistar a vanguarda cultural e cósmica na pesquisa extraterrestre

Esta cultura e esta procura tem como principal instrumento o olho ou o cérebro e a alma dos humanos...

A ficção científica há 50 anos explora esta busca dos humanos por vida fora da Terra



Fontes: G1 - Reuters - BBC
              www.ambientebrasil.com.br
              www.folhaverdenews,com


9 comentários:

  1. A maior expectativa é de que o radiotelescópio da China potencialize as buscas por vida extraterrestre. Em julho deste ano, a Nasa, agência espacial americana, anunciou a descoberta do Kepler 452-B, um planeta com características semelhantes às da Terra e cuja proximidade com o Sol é ideal para apoiar uma atmosfera e água no estado líquido.

    ResponderExcluir
  2. Humoristas europeus criticaram este radiotelescópio e toda esta euforia cultural: nem bem destruíram a Terra, já estão buscando outro planeta para também acabar com ele...

    ResponderExcluir
  3. Segundo especialistas ainda não é possível detectar sinais de rádio ou potenciais indícios de vida extraterrestre com a infraestrutura disponível atualmente. Esta foi a motivação da construção em Guizhou na China, ocorrendo agora.

    ResponderExcluir
  4. A incomunicabilidade com o espaço extraterrestre talvez se modifique com o início das operações do FAST – cuja área ocupa o equivalente a 30 campos de futebol. O radiotelescópio chinês vai usar uma superfície ativa que se ajusta para criar parábolas em diferentes direções, com um disco de 300 metros de diâmetro. Isso significa que a estrutura não vai apontar diretamente para cima, mas permitirá observar o céu a um ângulo de 40 graus.

    ResponderExcluir
  5. A depressão ou cratera Karst, onde o radiotelescópio está sendo construído, é grande o suficiente para acomodar a estrutura de 500 metros de diâmetro e permitir que ela seja posicionada a um ângulo de 40 graus, ampliando a captação de informações. Segundo os responsáveis pela construção, o refletor principal irá corrigir o desvio esférico do chão sem precisar sistemas de alimentação complexos. Para cientistas da China o Fas é assim mais ecológico e mais econômico, numa palavra, sustentável...

    ResponderExcluir
  6. Mande a sua mensagem para nossa redação aqui no blog através do e-mail navepad@netsite.com.br ou pro nosso editor padinhafranca@gmail.com e/ou entre direto aqui na seção comentários com a sua opinião sobre esta pauta universal de hoje.

    ResponderExcluir
  7. "Realmente, o olho humano ainda é o principal instrumento de pesquisa, também de vida extraterrestre": é a mensagem de Leonor Almeida, de São Paulo, que é de Goiás e fez História na Universidade Federal do Mato Grosso. Ela diz ter encontrado o nosso blog na web devido ao post de ontem sobre o historiador Chiachiri.

    ResponderExcluir
  8. Aqui a letra e música pioneira de Caetano Veloso, exilado político em Londres, em 1971: London London by Caetano Veloso
    "I'm wandering round and round, nowhere to go
    I'm lonely in London, London is lovely so
    I cross the streets without fear
    Everybody keeps the way clear
    I know I know no one here to say hello
    I know they keep the way clear
    I am lonely in London without fear
    I'm wandering round and round, nowhere to go
    While my eyes go looking for flying saucers in the sky (2x)
    Oh Sunday, Monday, Autumn pass by me
    And people hurry on so peacefully
    A group approaches a policeman
    He seems so pleased to please them
    It's good at least, to live and I agree
    He seems so pleased, at least
    And it's so good to live in peace
    And Sunday, Monday, years, and I agree

    While my eyes go looking for flying saucers in the sky
    I choose no face to look at, choose no way
    I just happen to be here, and it's ok (2x)

    Green grass, blue eyes, grey sky
    God bless silent pain and happiness
    I came around to say yes, and I say (2x)

    While my eyes go looking for flying saucers in the sky".

    ResponderExcluir
  9. De acordo com o site Space.com, os pesquisadores do Instituto de Procura de Vida Extraterrestre (SETI), um dos grupos mais avançados em projetos para busca de seres em outros planetas, estão usando um conjunto de receptores que sondam e digitalizam sistemas estelares que produzam sinais eletromagnéticos. Estes seriam a chave de entrada para um possível contato com alienígenas, já que esses sinais indicam a existência de seres em outros pontos do universo com acesso à tecnologia. Os cientistas esperam mapear aproximadamente 1 milhão de sistemas estelares nos próximos 25 anos. Segundo os especialistas, uma em cada cinco estrelas conta com pelo menos um planeta em sua órbita com grandes chances de abrigar vida, ou "dezenas de bilhões de mundos parecidos com a Terra".

    ResponderExcluir

Translation

translation