segunda-feira, 12 de outubro de 2015

O BRASIL FOI O PRIMEIRO PAÍS DO MUNDO A COMEMORAR O DIA DAS CRIANÇAS


Hoje ele é celebrado em todos países em datas diferentes mas a ideia pegou e isso significa uma evolução pro ser humano: respeitar as crianças e valorizar as coisas mais puras da nossa vida



12 de outubro já está inserido no calendário brasileiro de datas importantes, além da festa da Padroeira do Brasil, o feriado marca para pessoas de todas as crenças e regiões uma valorização das crianças, algo que é mais importante ainda do que os presentes, os passeios, as festas. Muitos não sabem é que o Brasil foi o primeiro país a ter uma data especial para a garotada, a ideia veio do político Galdino do Valle Filho, que teve sua proposta aprovada pelo presidente Arthur Alves – oficializando o dia 12 de outubro como a data da criança por meio do Decreto n°4.867, de 5 de novembro de 1924. Demorou um pouco para que esta celebração entrasse no dia a dia dos brasileiros. O Dia das Crianças só entrou mesmo no calendário das festas nos anos 1960, quando empresas de produtos infantis, para aumentar as vendas de brinquedos. passaram a divulgar e a explorar a data,  isso foi levado ao ápice atualmente na cultura de massa. Mas além do consumo, a data tem um sentido maior, humanitário até. Assim como no Brasil, outros países também possuem uma data especial para os pequenos. Na Índia, é comemorado em 15 de novembro; já em Portugal, a data é 1° de junho. Com tantas comemorações, existe uma data universal criada pela ONU (Organização das Nações Unidas): 20 de novembro, o dia em que foi criada a Declaração Universal dos Direitos da Criança. No documento, existe uma série de direitos fundamentais da garotada, como os da  alimentação, amor e educação. Existem alguns lugares do mundo com festas bem diferentes da nossa, no Japão, por exemplo, datas e tipos de festa diferentes para meninos ou para meninas.Elas festejam a “festa das bonecas’, em 3 de março. Já os meninos têm o 5 de maio para eles, e as famílias enfeitam as casas com bonecos guerreiros e bandeiras decoradas com carpas. Na Nova Zelândia, a data é usada para as crianças homenagearem algum animal nativo do país, o que seria bom por aqui, onde várias espécies estão hoje em dia ameaçadas de extinção. Na Noruega, o Dia das Crianças é festejado junto às homenagens ao país (dia 17 de maio). A garotada participa dos desfiles de rua, levando a bandeira nacional nas mãos. Na Turquia, a data possui uma programação muito interessante: crianças se tornam governadores do país por um dia, um momento muito aguardado pela criançada e uma forma de dar um recado de não violência e paz a esse dia, algo importante, na Turquia e na Síria agora, sofrendo um momento de conflitos e de guerra. Aí  a seguir algumas frases que expressam este sentimento positivo para todas as pessoas de todas as idades e lugares.


O homem de verdade é a criança. (poeta chinês Lao-Tsé)

Só é possível ensinar uma criança a amar, amando-a. (Johann Goethe)

O amor é como a criança: deseja tudo o que vê. (Willian Shakespeare)

Adultos brincam de brincar, crianças brincam de verdade. (Mário Quintana)

A criança é o amor visível para nós adultos. (Friedrich Novalis)

Deixe vir a mim as criancinhas, delas é o reino dos céus. (Jesus)




Em meio à realidade atual de violência uma pausa positiva


Colocar a criança na luz, no foco, pode clarear a realidade atual do ser humano....


Fontes:  www.delas.ig.com.br
               www.folhaverdenews.com 

7 comentários:

  1. Logo mais estaremos postando aqui mais informações e comentários, aguarde e participe desta edição, deixe aqui a sua mensagem.

    ResponderExcluir
  2. Você pode postar aqui nos comentários sua mensagem ou então enviar por e-mail para a redação do nosso blog de ecologia e de cidadania, pode enviar também suas fotos: navepad@netsite.com.br

    ResponderExcluir
  3. Outra opção é mandar sua mensagem ou foto pro e-mail do nosso editor de conteúdo padinhafranca@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. "Curti essa página e em especial a mensagem do Lao-Tsé, que pelo que sei foi o primeiro mestre da Não Violência, há mais de 5 mil anos, na China. O homem de verdade é a criança"...A mensagem nos foi enviada de São Paulo (SP) por Heber Souza, que diz integrar o movimento da ecologia e da cidadania, ele que trabalha como redator no jornal Metrô.

    ResponderExcluir
  5. "Muito legal a música do Carrossel, ilustra bem demais a postagem sobre o significado das crianças na nossa vida": a mensagem é de Irene Monteiro, do Rio de Janeiro (RJ), educadora.

    ResponderExcluir
  6. "Uma coisa muito difícil na vida da gente é assumir o nosso lado criança em meio à tanta violência e tantas preocupações como dinheiro, saúde, como resolver nosso dia a dia": o comentário é de Albino Morais, atleta, que se dedica em parte a motivar garotos e garotas à prática de esportes, ele é de Florianópolis (SC), professor de educação física.

    ResponderExcluir
  7. "A mensagem está dada, porém, ontem, hoje, todos os dias, as notícias contradizem o sonho de uma vida melhor na realidade": quem comenta é José Luiz Pereira Alves, de Niterói (RJ), que pretende se dedicar ao estudo de Filosofia: "Na prática, estou tendo que malhar no comércio mesmo".

    ResponderExcluir

Translation

translation