segunda-feira, 5 de outubro de 2015

POPULAÇÃO MARINHA SENDO DIZIMADA: DIMINUIU PELA METADE DESDE OS ANOS 70 ATÉ HOJE

A população de mamíferos, pássaros, peixes e répteis marinhos caiu quase pela metade (49%) desde 1970 de acordo com o relatório final da WWF e da Zoological Society of London


A sobrepesca, variadas poluições e mudanças climáticas estão entre as causas do extermínio da vida marinha


O estudo analisou cerca de 1.200 espécies de criaturas marinhas, isso, ao longo dos últimos 45 anos e com todo esse know-how e autoridade moral está alertando a população humana sobre mais esta face da violência na Terra. A superpesquisa afirma que algumas espécies que os terrestres ou terráqueos ou alguns de nós costumam comer (como atum e cavala) estão diminuindo ainda mais: a queda na população dessas espécies já é de 74%. A população de mamíferos, peixes e répteis marinhos caiu em torno de 49%Os autores do estudo citam pesca excessiva ou sobrepesca e a mudança climática e as poluições como algumas das principais causas.  Causa mortis, por sinal.  A população humana e a poluição em nosso planeta tem prejudicado gravemente o oceano com várias de suas atividades por aqui.  "Ao pescar espécies mais rapidamente do que elas se reproduzem, estão também destruindo seu habitats", diz Marco Lambertini, diretor da WWF International (o Fundo Mundial da Natureza).  Os pesquisadores também apontam para uma grande redução de alimentos para espécies marinhas, como dos pepinos-do-mar, uma comida bastante apreciada na Ásia. Em Galápagos, a queda foi de 98% e, no Mar Vermelho, de 94%, no últimos anos. O estudo destaca o desaparecimento de habitats como prados marinhos e manguezais, importantes para a alimentação e como berçário de muitas espécies. O relatório afirma que dióxido de carbono está sendo absorvido pelos oceanos, fazendo com que fiquem cada vez mais ácidos, prejudicando e até dizimando diversas espécies. "Os autores desta superpesquisa ecológica analisaram mais de 1.200 espécies de criaturas marinhas nos últimos 45 anos: só esta informação já credencia que este estudo seja a base de mudanças na estrutura da vida na Terra para que também o Mar seja sustentável", comenta ao editar este resumo por aqui no blog Folha Verde News o nosso editor, o repórter e ecologista Antônio de Pádua Padinha, enfocando com tristeza mais um ângulo da violência da nossa realidade. 


Esta foto da BBC corre o mundo com a informação alarme desta superpesquisa

Espécies como Golfinhos e Baleias estão tendo muita dificuldade de sobreviver

Pássaros marinhos e espécies raras de animais estão também no ranking da extinção

Trabalhos ecológicos como de salvar Tartarugas têm que ser ampliados para várias espécies de vida


Fontes: BBC
             AFP
             www.folhaverdenews.com 

7 comentários:

  1. Pesquisamos mais algumas informações e recebemos já algumas mensagens que estaremos editado logo mais aqui nesta seção: aguarde e participe.

    ResponderExcluir
  2. Você pode postar direto aqui nesta seção de comentários a sua mensagem, outra opção é enviá-la para a nossa redação navepad@netsite.com.br e/ou então pro editor de conteúdo do blog padinhafranca@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. "Às vezes penso que com certeza só com os seres humanos sendo dizimados poderemos salvar a vida na Terra e nos Oceanos, por mais violenta que pareça esta revolta, ela corresponde à realidade": é a mensagem do ecologista Padinha, aqui do blog da gente.

    ResponderExcluir
  4. "Quem sabe os ETs possam fazer essa limpeza da Terra e dos Oceanos, de toda forma é um jogo sujo, o melhor é conseguirmos mudar a vida em sua estrutura, como ja foi comentado aqui no blog": ó comentário é de Roberta Pereira Santos, do Rio de Janeiro (RJ), bióloga.

    ResponderExcluir
  5. "Projetos como o Tamar são exemplares e deveriam ser imitados e multiplicados por todos os governos e entidades ambientalistas, em relação à preservação ou salvamento de tantas espécies em extinção, na superfície da Terra e nos mares": o comentário é de Alberto Santos, de Ribeirão Preto (SP), Tecnologia de Informação.

    ResponderExcluir
  6. "Excepcional esta superpesquisa": a mensagem é de Isabel Pontes, de Salvador, ela estuda na Universidade Federal da Bahia.

    ResponderExcluir
  7. "Bem legal esse video dos árabes em SP, onde cá entre nós, o mar não tá prá peixe: + 1 vez estou curtindo este blog sempre com matérias duca": a mensagem é de Cristian Barreto, de Pirassununga (SP), que pretende estudar cinema e TV num universidade pública.

    ResponderExcluir

Translation

translation