domingo, 8 de maio de 2016

A MÃE NATUREZA ESQUECIDA TAMBÉM HOJE QUANDO DEVERIA SER A PRINCIPAL HOMENAGEADA NESTA DATA

Postamos aqui mensagem dum índio de Jaguapiru no Mato Grosso em nome de todos os que vão à luta pela ecologia e em homenagem à nossa Mãe Natureza: vamos juntos à luta


É dia e hora de amor à Mãe Natureza de todos nós

 

Matos é índio, mas contrariando o que acontece em geral com os povos da floresta no Brasil, ele fez faculdade e pós-graduação em Direito Constitucional, dirigindo hoje a Comissão de Direitos Indígenas da OAB, subseção de Dourados, no Mato Grosso, atuando também na entidade ODIN (Observatório Nacional dos Direitos dos Índios). Amigos mato-grossenses do movimento ecológico e de cidadania nos enviaram um texto deste advogado indígena, reproduzimos aqui um trecho que expressa bem a realidade socioambiental brasileira hoje em dia.  Confira na sequência aqui no blog da ecologia e da cidadania.


A índia Eleonara Vasques, de 105 anos, personifica a força da luta pela nossa última natureza

"O meu avó sobre a relação de respeito com a natureza ele me disse: não devemos temer a natureza e sim devemos respeitá-la, quando um índio leva seu filho ao rio ensina que necessitamos dele para sobreviver, nele, o peixe, o alimento, a higiene, a água para nos matar a sede e resolver nossa vida. Então o curumim olhando aquelas águas cristalinas entende que ali está a essência da vida e passa a respeitar e proteger o rio e todas as águas. Já quando o homem branco mostra o rio para seu filho, este lhe vê como uma ameaça, poluído é fétido, sem vida não possui peixe para alimentar, suas águas não são potáveis, não se pode usar para nada, nem para refrescar o calor, assoreado e com as margens impermeáveis pela ação civilizada do homem branco. Então o filho do homem branco vê o rio com medo, como uma ameaça de inundação e de contaminação logo ele jamais vai respeitar a natureza".




Precisamos resgatar o valor de toda a nossa Mãe Natureza que o índio entende melhor...
  

...nós que precisamos implantar um sistema econômico sustentável a bem da ecologia da nossa vida


"Nessa data, a gente revaloriza a cultura do índio para ressaltar o amor à Mãe Natureza, que é tão desprezada em nosso país, ao menos pelas autoridades políticas, também com omissão da mídia e desconhecimento de parte da opinião pública brasileira do valor de nossas origens como povo e da importância cada vez maior na atualidade da busca de um reequilíbrio ecológico na realidade do país: precisamos de uma gestão sustentável para o Brasil desenvolver de verdade, com um novo sistema econômico que utilize sem destruir os nossos recursos naturais", comenta por sua vez aqui o repórter e ecologista Antônio de Pádua Silva Padinha, editor deste blog: "Hoje é um dia de luta para mudar a realidade em relação à nossa Mãe Natureza".


Fontes: OAB Dourados (MT) - Observatório Nacional dos Direitos Indígenas
             www.folhaverdenews.com


8 comentários:

  1. "Extraordinário este videoclipe, vi uma chamada dele no Facebook e entrei aqui nesse blog onde a matéria de hoje completou a maravilha, vamos sim à luta pela Mãe Natureza ou ninguém de nós sobreviverá": a mensagem é de Fabrízio Moretti, de origem italiana mas que se identificou muito com o nosso povo e está agora vivendo o Brasil, em Campo Grande (MS).

    ResponderExcluir
  2. A gente agradece os elogios de Fabrizio Moretti e logo mais postaremos aqui mais mensagens e informações sobre a pauta de hoje: vamos junto à luta por amor à nossa Mãe Natureza.

    ResponderExcluir
  3. Aguarde a edição de novos comentários e você envie desde já a sua mensagem. Pode vc mesmo postar aqui nesta seção. Ou enviar por e-mail para a redação do nosso blog navepad@netsite.com.br

    ResponderExcluir
  4. Outra opção é vc enviar a sua mensagem diretamente pro e-mail do nosso editor de conteúdo padinhafranca@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. "Contando o que vi em jornais, rádios, TVs e aqui na web também, creio que a edição de hoje aqui deste blog é a melhor comunicação para esta data, conclamando a todos a irem à luta pela Mãe Natureza": a msm é de Maria das Graças Pereira, de Passos (MG), advogada que atua nos fóruns daquela região, a gente daqui agradece os elogios e sim, vamos juntos à luta pela nossa Mãe Natureza.

    ResponderExcluir
  6. "Curti muito a foto da velha índia Eleonara Vasquez, de 105 anos, prova a saúde do nosso povo nativo": quem comenta é Júlio Almeida, redator e produtor cultural em Brasília (DF).

    ResponderExcluir
  7. "A reportagem é mesmo da hora e o video muito bom de verdade": comentário de Marisa Marques, de São Paulo (SP), a gente aqui estende o elogio dela a Mateus Barcelos, Lucas Barreto e Luca Lebreght, foram os editores deste videoclipe.

    ResponderExcluir
  8. "Concordo que hoje é um dia de luta": comentário de Homero Santos, de Campinas (SP), que encontrou nosso blog na web, como nos conta, através de estudantes da Unicamp. A gente agradece a todos os que vão à luta pela ecologia, vamos juntos.

    ResponderExcluir

Translation

translation