sexta-feira, 24 de junho de 2016

PASSARINHEIRA, BIÓLOGA E ECOLOGISTA LANÇA LIVRO DE CONTOS SOBRE A ARTE DE OBSERVAR AVES DO BRASIL

Tietta Pivatto lança livro sobre a arte de passarinhar em contos: ela cita Sacramento aqui na divisa de São Paulo com Minas Gerais como uma das regiões com mais espécies de passarinhos a serem observadas e preservadas

 
Pássara Tietta observada e fotografada no Butantã em São Paulo


Foto de Felipe Baraldi mostra cartaz sobre passarinhos daqui da macrorregião

Encantamento, segundo Duda Menegassi, do site O Eco, é a palavra que define Tietta, seu livro e a sua vida dedicada à ecologia e os pássaros. Esse é o livro sentimento da bióloga Maria Antonietta Castro Pivatto, a ecologista Tietta, quando o assunto são as aves e é esse encanto que ela pretende provocar nos leitores e leitoras com o seu primeiro e recém-lançado livro, de edição independente, “Passarinho e outros pios, as aves do nosso cotidiano” consegue provocar esta emoção de amor pela natureza. Ela trabalha com observação de aves há mais de 15 anos e faz com que os pássaros de seus contos voem junto nas asas da sua imaginação. As 20 histórias ou estórias de Tietta vão do dia a dia ao extraordinário. O objetivo é mostrar que no cotidiano há espaço para a observação das aves. Nas páginas finais, há um MiniGuia com informações sobre todas as espécies apresentadas no livro. Não é preciso ser biólogo, ornitólogo ou muito menos observador profissional, basta ter ou ganhar com a leitura esse encantamento, segundo ela, a chave para a preservação. “O Governo do país tem um posicionamento político muito mais desenvolvimentista do que com foco na sustentabilidade. A minha arma nessa luta é fazer com que as pessoas percebam a beleza das aves, pois se a gente não cuidar do espaço em que elas vivem, não vai ter nem passarinho, nem tamanduá, nem macaco, nem flor, não vai ter nada”, resume Tietta. "Sem uma gestão governamental de desenvolvimento sustentável, equilibrando os interesses econômicos com os ecológicos, vai acabar tudo. Vai ser deserto, não vai ter vida, nem nós, os chamados seres humanos. Ou desumanos", é o que comenta o repórter e ecologista Padinha, apoiando por aqui este livro de Maria Antonietta Castro Pivatto, a passarinheira Tietta. Pássara indo à luta pela vida da nossa última natureza.  

Livro Passarinho e outros pios
"Passarinho e outros pios" é o livro do encanto
Foto de Tietta sobre observadores de pássaros

Outra foto de Tietta grupo ligado no Bird Watching da vida

Observação de passarinhos do Cerrado em Bonito, Mato Grosso

Pássaros de olhos azuis do Cerrado por aqui

Urubuservando espécie rara do interior do país

 
Fontes: www.oeco.org.br
             www.folhaverdenews.com

10 comentários:

  1. Logo mais aqui nesta seção de comentários mais informações sobre a autora e bióloga Tietta bem como sobre o livro, destaque aqui hoje do blog da gente.

    ResponderExcluir
  2. Logo + outros comentários e informações aqui, aguarde e confira. Participe deste post, insita aqui nesta seção a sua mensagem ou, se preferir, mande um e-mail prá redação do nosso blog de ecologia e de cidadania navepad@netsite.com.br

    ResponderExcluir
  3. Uma outra opção para a sua mensagem é vc enviar um e-mail diretamente pro nosso editor de conteúdo, onde pode também sugerir pautas, bem como mandar mais detalhes sobre as informações de hoje por aqui padinhafranca@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. "Essa é uma matéria linda, um oásis na web de hoje em dia, quanto ao livro vou tentar adquirir para a minha garotada se iniciar na arte da ecologia": o comentário é de Alice Moreira, de Passos (MG), que é professora de Geografia na rede de Minas.

    ResponderExcluir
  5. "Aqui em São Paulo tem muita espécies de passarinhos mas li aqui que em Sacramento tem muito mais pássaros, talvez porque essa cidade fica aos pés da Serra da Canastra, que eu conheço": quem comenta é Adão Peres de Sousa, engenheiro civil que atua em São Paulo (SP).

    ResponderExcluir
  6. PASSARINHEIRA, BIÓLOGA E ECOLOGISTA LANÇA LIVRO DE CONTOS SOBRE A ARTE DE OBSERVAR AS AVES DO BRASIL
    Tietta Pivatto lança livro sobre a arte de passarinhar em contos: ela cita Sacramento aqui na divisa de São Paulo com Minas Gerais como uma das regiões com mais passarinhos a serem observados e preservados. Este é um resumo do post que está aqui em nosso blog hoje sendo divulgado no Facebook.

    ResponderExcluir
  7. "Caso a gente estivesse preocupado com os passarinhos, nossa ecologia estaria menos perdida do que está no Brasil": comentário de Fernanda Alves Ferreira, de Curitiba (PR), ela que é expert em Ecoturismo no sul do país.

    ResponderExcluir
  8. "Curti muito o clip de Cainã e a proposta do livro e do trabalho de Tietta Pivatto, vou procurar ler o livro dela": comentário de Luíza Helena Sanches, de Ribeirão Preto (SP), neurologista.

    ResponderExcluir
  9. "Superlegal vocês aqui no blog chamarem a bióloga Tietta de Pássara, é algo bem melhor do que mulher ou ser humano hoje, ela merece o melhor": quem comenta é Ivo Fernandes, de Juiz de Fora (MG), advogado e redator.

    ResponderExcluir
  10. "Beleza de trabalho e também de matéria aqui": o comentário é de Isabel Mendes, de Araraquara (SP), formada em Letras pela Unesp. A gente agradece a atenção e o elogio, vamos à luta pela ecologia.

    ResponderExcluir

Translation

translation