sexta-feira, 22 de julho de 2016

MIRAGE CIRCUS DE MARCOS FROTA FAZ SHOW TIPO LAS VEGAS USANDO EFEITOS DIGITAIS E ATRAÇÕES TRADICIONAIS DA ARTE CIRCENSE ALÉM DUMA BOA AÇÃO CULTURAL

Este circo leva para todo país e pro exterior espetáculo com artistas do Brasil e de vários países e nestes dias em Franca (SP) faz sucesso com um palhaço chapliniano e um globo da morte recordista do Guinness Book: Marcos Frota poucos sabem, mantém também há 20 anos a Unicirco que forma novos talentos nesta arte milenar no Rio e faz um trabalho social também junto a comunidades carentes: arte da vida versus violência da realidade



Há momento com clima e som de cultura oriental


Nestas férias de julho por aqui no interior paulista o Circo Show de Marcos Frota se destaca pela estrutura de iluminação, efeitos digitais, tanto músicas brasileiras e sucessos internacionais e hits do momento, como pelo talento de acrobatas, mágicos, trapezistas, malabares, bailarinas que são tradicionais do espetáculo circense: não há animais no picadeiro, com a exceção de um "minielefante" que se revela como uma das surpresas do talentoso palhaço que praticamente não fala, mas se expressa muito bem com gestos e interage com o público, uma espécie de Charles Chaplin digital. Lotando quase todas as sessões, este circo ficará no espaço livre ao lado do Franca Shopping até 7 de agosto e está atraindo gente de todas a região, tanto do nordeste paulista como do sudoeste mineiro, já que é uma cidade bem em cima da divisa São Paulo-Minas Gerais. Cada apresentação dure em média 2 horas e faz desfilar 22 atrações, como os trapezistas franceses, o premiado malabarista Denis Silveira, o mágico Deivid Evans, palhaços como Chuvisco e  Chavequinho, mais de 20 bailarinas, o equilibrista Fábio Rangers e o menor Globo da Morte do mundo, onde em vez\ de 3, giram 6 motos ao mesmo tempo, fato que entrou para o Guinness Book como uma recorde, sucesso por cinco anos no Cassino Mirage, em Las Vegas, com uma equipe formada por 6 jovens pilotos brasileiros fora do comum nessa modalidade que fascina a garotada. Como recentemente informou o site GCN,  a estrutura do circo foi totalmente adquirida na Europa, a lona, em formato de castelo, foi produzida parte na Itália e parte na Alemanha, sendo mais de 400 toneladas de equipamentos e um grupo com 40 carretas para gerar energia elétrica. O Mirage Circus tem mais de 100 anos de tradição. Marcos Frota, por sua vez, o líder desta troupe, é de tradicional família circense e após interpretar em novelas brasileiras loucos, mudos, surdos, afirmou-se também como ator, além de divulgar a sua luta pelos deficientes físicos. Poucos sabem que Marcos Frota criou e mantém, com vários patrocinadores, a Universidade Livre do Circo, no Rio de Janeiro, a Unicirco é um centro de formação de novos profissionais da arte do circo. Enfim, além de grande diversão, o Circo Show de Marcos Frota tem esse conteúdo maior que coloca este artista também como um líder de cidadania, um empresário com alma de poeta, um ator que mistura as linguagens do circo, da TV, do cinema, em busca da arte popular contemporânea. Pelo que pude ver em Franca numa noite dessas férias com a garotada da minha família, ele está conseguindo avançar o seu projeto de vida e de avanço cultural brasileiro, ressuscitando a magia do circo através do show business e com um espetáculo que a gente pode definir com uma palavra só: contemporâneo.  (Antônio de Pádua Silva Padinha)


Contemporâneo Marcos Frota usa no circo várias linguagens da arte


Alguns dos talentos da Unicirco o do Circo Show de Marcos Frota


Adair Jose Lima da Silva Acrobata em báscula
Adriano Gouveia dos Santos Trapezista Volante
Alan Pagnota Palhaço Farelo
Anderson Rodrigues Matheus Capoeira
Andreza de Fatima Caetano Contorção
Benevenuto Pires Miranda Báscula
Caio Vinícius Lagnier Santos Soares Bailarino
Clovis Rodrigues Luciano Capoeirista
Daniel Ferreira Lobo Barbosa Neves Músico Bateria
Danielson Maroto de Oliveira Bailarino
Edwin Vargas Aramista
Elisangela de Freitas Hani Bailarina
Flavio Mello dos Santos Acrobata em báscula
Gabrielle Souza Santos Lira
Geilson Benicio de Santana Trapezista Aparador
Gustavo Martinelli Trapezista
Jefferson Juliano de Almeida Capoeira
Jessica de Souza Savala Gomes Malabares
João Paulo Felipe da Silva Bailarino
Jonatha Gomes da Silva Bailarino
Juliana das Chagas Siruffo Bailarina
Lucas Maciel de Oliveira Bailarino
Luciano Oliveira dos Santos Músico Percussão
Luiz Felipe Vianna Mancu Músico Baixo/Vocal
Maurício da Silva Correa Acróbata
Nara Julia Sales Sousa Tecido / Trapézio
Nathalia da Silva Portella Tecido
Pedro Augusto A. Prazeres dos Santos Trapezista Aparador
Pedro Funchal Frota Trapezista
Priscila Lopes Tecido / Faixa
Priscila Vangeloti Regly Bailarina
Rafael Senna S. V. S. Pereira Palhaço Muzzarela
Richard Thiago Moreno PAYÁ
Roberta Mesquita Bailarina
Rodrigo de Souza Santos Báscula
Rodrigo Ferreira Lobo Barbosa Neves Músico - Guitarra
Sebastião Silva Gabriel Capoerista Cadeirante
Tatiana Fonseca de Lima Bailarina
Taynã Ferreira Frota Músico Guitarra/ Vocal
Thaiza Silva Andrade Bailarina
Thiago Luis da Silva Capoerista
Thiago Nascimento Santos Bailarino
Valéria de Brito Bailarina
Walison de Souza Machado Trapezista
Wellington Cardoso da Costa Acrobata



Os trapezistas são um dos destaques da trupe


Alguns dos técnicos dos espetáculos do Mirage Circus


Andre Magano Frota Técnico de Luz
Pedro Cesar Moreira Junqueira Técnico de Som
Rosevelt Aby Rodrigues Vigia
Samuel Ferreira Lima Ajudante
Silvana Funchal Supervisão Técnica
Patricia Alice Fonseca Martinelli Camareira
Renata Sousa Leite Agente de Limpeza
Wagner Nascimento e Silva Capataz
Jose Filho Marques Segundo Capataz
Madison Jose Felix da Silva Eletricista
Jose Ribamar Oliveira Filho Técnico Circense
Pedro Atayde de Andrade Técnico Circense
Mauricio de Oliveira Azevedo Auxiliar Técnico
Valter Dias de Jesus Auxiliar Técnico
Luiz Carlos Pinto Canabarro Auxiliar Técnico
Andre Nascimento e Silva Auxiliar Técnico
Carlos Alberto Santanna da Silva Auxiliar Técnico
Cleberson Pereira Assistente de Figurino
Jonathan Rodrigues Contra regra
Pablo Martins Contra regra
Deivid Camelo Contra regra
Michel Azevedo Contra regra
Glaico dos Santos Contra regra
Ítalo de Oliveira Contra regra

O show de mágica é uma bela atração

Pilotos recordistas do Globo da Morte 


Frota faz um trabalho cultural fora do comum


Avião altofalante anunciou o show por aqui

A magia do circo continua viva e avança agora



Fontes: Mirage Circus  



             sites G1 e GCN
             www.folhaverdenews.com

8 comentários:

  1. Logo mais por aqui nesta seção de comentários mais informações tanto sobre o Mirage Circus, como sobre a Unicirco ou sobre o trabalho de Marcos Frota, bem como, sobre a atual realidade circense nesse país onde a crise da economia afeta direta e de forma principal todos os tipos de arte e produção cultural.

    ResponderExcluir
  2. Você pode postar diretamente aqui nesta seção o seu comentário ou se preferia enviar uma mensagem pro e-mail da redação do blog navepad@netsite.com.br e/ou ainda direto pro nosso editor de conteúdo padinhafranca@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. "Vi o espetáculo logo na estreia em Franca porque gosto muito de circo, depois voltei nesta noite com toda a família, sou de Jaboticabal e trabalho com uma loja de produtos de informática": comentário de Joel Salles, nos bastidores da sessão da quinta à noite.

    ResponderExcluir
  4. "Fiquei sabendo aqui nesse blog sobre o trabalho que Marcos Frota faz fora dos picadeiros e aí passo agora a respeitar mais ainda este ator e produtor de arte e de cultura": comentário de Paula Freitas, que nos enviou e-mail de São Paulo (SP), onde faz a ECA da USP.

    ResponderExcluir
  5. "A Lei Rouanet ao invés de financiar só produções e eventos de celebridades (até festinhas privadas), deveria é apoiar projetos como este": comentário que nos envia Humberto Silva Júnior, de BH em Minas Gerais, onde também vem se apresentando sempre o Circo Mirage.

    ResponderExcluir
  6. "Fiz um curso de teatro no Sesi em Ribeirão Preto onde moro e me interesso muito por circo, gostaria de ter o contato do Marcos Frota": a mensagem é de Isabel Cristina, para quem passamos o e-mail dele na Universidade Livre do Circo: unicirco@unicirco.org.br

    ResponderExcluir
  7. "Superlegal essa matéria sobre o trabalho do Marcos Frota, que eu conhecia só das novelas, vou estar acompanhando e quando o Mirage estiver por aqui na minha região, vou conferir o show": comentário de Maria Rosa Ribeiro, de Vitória (ES).

    ResponderExcluir
  8. No Facebook uma chamada desta matéria sobre o Circo Show de Marcos Frota repercutiu bastante com cerca de 30 comentários de gente reconhecendo ou a qualidade do espetáculo ou o trabalho social e cultural de importância na Universidade Livre do Circo.

    ResponderExcluir

Translation

translation