terça-feira, 4 de outubro de 2016

ESTÁ ACONTECENDO AGORA A ESCOLHA DO NOVO SECRETÁRIO GERAL DA ONU E A VOTAÇÃO PODE AINDA TER SURPRESAS



O Conselho de Segurança pode concluir nesta 4ª feira a escolha do novo Secretário Geral: após 10 anos Ban Ki-moon deixa o cargo depois de muito esforço para valorizar o meio ambiente, o desenvolvimento sustentável e uma visão humanitária da vida algo problemático em todos os 193 países membros da ONU também por aqui em nosso país: aguarde que a notícia está para ser confirmada
 






Uma outra questão muito grave é a crise do clima e do ambiente planetário






Há 10 anos, Ban Ki-moon era escolhido secretário-geral, sendo aprovado para o cargo em uma semana de debates do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Este líder sulcoreano fez um bom trabalho e tem sido lembrado para o Prêmio Nobel da Paz. O processo de escolha do Secretário Geral da ONU, conforme nos explica Mendonça, um redator da agência de notícias Lusa, tem poucas regras, o que dá muita flexibilidade aos membros do Conselho de Segurança, sobretudo os permanentes, para decidir os próximos passos. Mesmo que Guterres obtenha o apoio de nove países e nenhum veto dos membros permanentes, os integrantes do conselho podem decidir pela realização de mais votações, levando à escolha de outra pessoa. Ele venceu cinco fases do prcoesso em curso para se definir novo Secretário Geral, a  entrada da búlgara Kristalina Georgieva na corrida, na semana passada, também pode provocar mais rodadas de votações, necessárias para deixar claro o posicionamento de todos os países. Num ano em que a ONU tentou trazer transparência ao processo, realizando audiências públicas, entrevistas e debates com os 12 candidatos iniciais, a entrada tardia da vice-presidente da Comissão Europeia, Kristalina Georgieva foi recebida com desconfiança por alguns países e entusiasmo por outros, mas há um clima político de disputa que envolve a Rússia, a Alemanha, a União Européia, os Estados Unidos... Liderados pela Colômbia, quase um terço dos 193 países-membros das Nações Unidas e grupos da sociedade civil fizeram uma campanha para que a entidade mundial escolhesse pela primeira vez na sua história uma mulher como Secretária Geral. Quatro integrantes do Conselho de Segurança estão neste grupo: Japão, Espanha, Uruguai e Venezuela. Enfim, a situação está indefinida ainda às vésperas da eleição. 
Fontes: Agência Lusa - Agência Brasil - Reuters - 
            www.folhaverdenews.com

Ban Ki-moon
반기문
潘基文


António Guterres está hoje na ONU atuando com os refugiados (UNHCR)




8 comentários:

  1. Numa primeira rodada, ainda em julho, António Guterres teve 12 encorajamentos e três votos sem opinião. Foi seguido de perto pelo ex-presidente esloveno, Danilo Turk, que conseguiu 11 encorajamentos, mas teve duas rejeições a seu nome.

    ResponderExcluir
  2. Até hoje, nos bastidores, diplomatas afirmam que a indefinição continua e ainda ninguém sabe ao certo o nome do nome Secretário geral da ONU que substituirá Ban Ki-moon.

    ResponderExcluir
  3. Parece ser urgente e sensato a escolha de alguém capaz de ao menos resolver ou encaminhar a solução dos dois maiores dilemas atuais da organização internacional, os refugiados e também o caos do ambiente e do clima da Terra, além de dramas como saúde e pobreza de boa parte da população mundial. Os 193 países membros talvez precisem dar mais apoio à ação das Nações Unidas a partir de agora.

    ResponderExcluir
  4. Logo mais aqui nesta seção mais informações e comentários sobre esta pauta, estaremos atualizando esta notícia a seguir, confira e participe desta pauta.

    ResponderExcluir
  5. Você pode colocar aqui o seu comentário ou mandar a sua mensagem para o e-mail da redação do nosso blog navepad@netsite.com.br e/ou ainda mandar sua msm direto pro nosso editor padinhafranca603@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. "A ONU conseguirá realmente efetivar um programa mundial que avance o desenvolvimento de verdade, que precisa ser sustentável e humanitário? Não só eu, creio que a maioria dos terrestres temos dúvida a esse respeito": comentário de Edvar Siqueira, de Salvador (Bahia) e que hoje atua em São Paulo (SP) com exportação e importação.

    ResponderExcluir
  7. Emissoras de rádio de Portugal estão confirmando esta nossa notícia de ontem: a Assembleia Geral da ONU deve indicar hoje o melhor candidato do processo de seleção, António Guterres, ou até mesmo a búlgara Kristalina Georgieva, que não violou nenhuma regra, segundo tradição desta organização. O ex-1º Ministro português é o favorito, um alento pros refugiados...

    ResponderExcluir
  8. Hoje os integrantes do Conselho da ONU votaram nesta quarta-feira e aprovaram o nome do novo Secretário Geral António Guterres: a aprovação ainda passa pelo Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas amanhã, mas o humanista português deve mesmo ser tomar posse neste cargo mundial. Parece que mais uma vez, nosso blog acertou na sua previsão.

    ResponderExcluir

Translation

translation