domingo, 16 de outubro de 2016

ECOLOGIA DO ESPORTE: FRANCA ESTÁ PERTO DE CONSAGRAR UMA NOVA GERAÇÃO DO BASQUETEBOL BRASILEIRO

Equipe de jovens atletas e com um treinador novo o basquetebol está dando novamente alegria à Franca em meio às incertezas da crise econômica ou da política, de repente, é a ecologia do esporte mudando o clima junto também com as chuvas da primavera 2016



A gente até altera um pouco o tom hoje do nosso blog de ecologia e de cidadania para exemplificar como o esporte pode mudar o clima da realidade: em meio às incertezas da crise econômica, por exemplo, com o café e o calçado de Franca tendo dificuldades também de exportação para a Argentina (que é depois dos Estados Unidos, o segundo mercado importador, importante demais para esta cidade do nordeste paulista), com desafios e muitos problemas, Franca porém anoiteceu ontem e amanheceu neste domingo com outra atmosfera. Isso se deu por causa duma vitória esportiva, vivenciada por toda a cidade tradicionalmente basqueteira no país do futebol. Muita gente emocionada dentro do histórico ginásio Pedrocão ou por toda Franca, acompanhando o jogo  diante do grande time de Bauru ao vivo através de duas emissoras de rádio, Hertz e Difusora, também FMs e via Internet.  É difícil d+ derrotar esta seleção bauruense com bons jogadores, alguns craques e hoje dirigida pelo basqueteiro francano Demétrius Ferracciú: o Tabu Bauru que vem prevalecendo ao longo de várias disputas pelo NBB ou Estadual durante muito tempo, esteve próximo de ser mantido, especialmente no 3º quarto, mas no final, como que uma ressurreição da equipe que vinha vindo mal em várias temporadas. Valeu mais o vigor físico, a juventude e a garra dos atletas do Franca Basquete liderados com inteligência pelo Helinho Garcia, filho do Helião Rubens Garcia e herdeiro feliz do jogo forte na defesa (estilo de jogar herdado desde o pioneiro Mestre Pedroca). Ontem, essa maneira de jogar contou ainda com novos talentos na definição dos lances como Coelho, Pedro, Cipolini, Antônio, entre outros novos atletas. Assim, com boa estrutura coletiva a equipe venceu graças também ao embalo da torcida de Franca com toda a sua paixão e apesar de boas atuações dos monstros Alex Garcia e Rafael Hettsheimeir, destaques adversários. Mais uma vitória nesta 2ª feira, fechando o playoff semifinal de São Paulo (que é o polo nº 1 deste esporte no Brasil) e aí então este renovado time de basquete estará consagrando toda uma nova geração. Poderá ser a sagração duma nova primavera do Franca Basquete, alegrando a cidade mais basqueteira do mundo por aqui no hoje sofrido interior do país. (Antônio de Pádua Silva Padinha)


Novos talentos do basquete mudam o clima triste de toda uma cidade...

...liderados pela inteligência dum jovem treinador e no embalo da torcida



Fontes: G1 - Sportv
             www.folhaverdenews.com

8 comentários:

  1. Logo mais, mais informações como por exemplo, detalhes do jogo em si mesmo e também da ecologia que é o esporte na atualidade da gente por todo o país.

    ResponderExcluir
  2. Você pode inserir aqui nesta seção de comentários a sua mensagem, opinião ou informação ou então, se preferir, enviar um e-mail pro webendereço da redação do nosso blog navepad@netsite.com.br

    ResponderExcluir
  3. Outra opção é vc entrar em contato com o editor de conteúdo do nosso blog padinhafranca603@gmail.com também para eventualmente sugerir alguma pauta ou enviar fotos e notícias. Participe. Aguarde e confira logo + nova edição dos comentários, aqui.

    ResponderExcluir
  4. "Uma vitória maiúscula do basquetebol de Franca", comentou Rodrigo Chiaverini, que mantém webradio e site de esportes nesta cidade do nordeste paulista.

    ResponderExcluir
  5. "Sempre soube da força do basquetebol em Franca e até estava estranhando as más performances ultimamente desta equipe aí, creio que também como reflexo da crise brasileira na economia e também no marketing esportivo": comentário de Josué Miranda, de São Paulo (SP), executivo de exportação, que nos manda alguns números sobre o valor do esporte para a economia e para a qualidade de vida da população. Vamos sim divulgar estes dados por aqui no blog, obrigado, paz aí.

    ResponderExcluir
  6. "Para sair de quadra vitorioso e assegurar a sobrevivência no Campeonato Paulista 2016, o Franca Basquete precisou construir um jogo de recuperação, já que saiu em desvantagem no marcador ao final do primeiro quarto: 26 a 17. Sem deixar se abalar, a equipe comandada por Helinho Garcia logo se reestruturou e tomou a dianteira do placar, indo ao intervalo com vantagem mínima: 41 a 40. Com o mesmo ritmo na segunda metade do jogo, o Franca Basquete voltou do vestiário disposto a continuar sua trajetória no estadual, intensificando a defesa e forçando erros adversários. Apesar do esforço, Helinho e seus comandados foram para o último e decisivo período perdendo por seis tentos (66 a 60). Foi nos últimos dez minutos do clássico que o Franca Basquete mostrou sua força ao lado do torcedor e, embalado pelas arquibancadas lotadas, conseguiu estabelecer o triunfo. Com grande performance de Pedro e Henrique Coelho, o time mandante retomou a liderança do placar e pôs dois dígitos de frente, sem chances para nova reviravolta, 93 X 85": comentário postado na página do Franca Basquetebol Clube.

    ResponderExcluir
  7. "Vi só o resultado do Franca Basquete na web mas agora vendo neste blog que achei no Google ao procurar notícia sobre o jogo, agora sim estou bem informado do que rolou": comentário de Edvar dos Santos Silva, que é de Franca mas atualmente estuda na Universidade Federal da Bahia em Salvador. A gente agradece o elogio, abraço e paz aí, Edvar.

    ResponderExcluir
  8. "Dei uma olhada no site oficial do Bauru e eles não falam nem uma só linha do Franca Basquete. Confira vc aí o texto deles: O Gocil/Bauru Basket entrou em quadra neste sábado (15/10) e foi superado pelo Franca Basquete por 93 a 85, no segundo jogo do Campeonato Paulista, realizado no ginásio Pedrocão, em Franca. Com o resultado, a série melhor de três jogos está empatada em 1 a 1.
    O técnico Demétrius Ferracciú comentou o resultado. “tivemos uma queda de rendimento no segundo e no último quarto e isso foi fundamental para o resultado. Vamos acertar isso e lutar por essa vaga na final. OK, é isso": comentário de Cássio Abreu, que é de Bauru e estuda na Unesp em Franca.

    ResponderExcluir

Translation

translation