quinta-feira, 13 de outubro de 2016

MATEMAGON: GAME INOVADOR MISTURA DIVERSÃO COM MATEMÁTICA CRIADO POR DESIGNER BRASILEIRO NA UNIVERSIDADE DE KYUSHU DO JAPÃO

Jogo de celular criado por designer de games e professor do Amazonas começa a fazer sucesso tanto com a garotada como com intelectuais que pesquisam a linguagem do design e dos videogames da atualidade


A gente captou informações sobre Sylker Telles da Silva e o seu trabalho cultural e criativo também através do site Escavador que revela todo o seu talento, bem como a sua trajetória como pesquisador universitário, educador e designer: ele é apresentado como um doutor em Design Estratégico pela Universidade de Kyushu (Japão)), antes já havia concluído um mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), sendo um especialista em Inovação pela Universidade do Novo México (EUA) e também pela Fucapi (Brasil), ele que se graduou anos atrás em Design, Programação Visual pelo Centro Universitário Luterano de Manaus (Amazonas). Atualmente, Sylker Telles da Silva é professor de Design Digital na Faculdade Fucapi, game designer e CEO da Flying Saci, empresa startup voltada para o desenvolvimento de jogos eletrônicos. Tem experiência criativa atuando principalmente nos seguintes temas: design, jogos de videogame, modelagem tridimensional, animação digital e também, educação à distância. Enfim, um tipo contemporâneo de professor que usa as linguagens mais atuais da comunicação, talvez o que faz falta às escolas e às faculdades brasileiras no sentido de motivar os jovens a se dedicar mais ao trabalho e à luta cultural, sem o que, nosso país e nossa juventude não têm futuro. Na minha opinião, é preciso que exista mais gente como Sylker Telles da Silva para um avanço cult do Brasil agora. (Antônio de Pádua Silva Padinha)

 
Sylker Telles da Silva é um expert em linguagem contemporânea


Aprender matemática brincando com um videogame é o lance da Matemagos


Esta é a ideia básica de Sylker Telles da Silva, que está agora sendo tema também de uma reportagem da Agência Brasil, feita por Bianca Paiva: aprender matemática brincando, essa é a proposta do Matemagos, um jogo criado para smartphones em que se mistura magia à disciplina considerada o terror dos estudantes. O game começou a ser desenvolvido há uns dois anos durante o doutorado do professor de design de jogos da Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica(Fucapi), Sylker Teles, em seus estudos avançados na Universidade de Kyushu, no Japão. Ele explica: "Desenvolvi uma tese sobre jogos e educação, precisava de um protótipo para testar a minha hipótese de que crianças que jogam têm mais facilidade no aprendizado. Por isso, desenvolvi o Matemagos. Escolhi a Matemática porque busquei alguns dados, principalmente, da Unesco [Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura] sobre educação nos países em desenvolvimento, descobrindo que a Matemática é um dos grandes problemas. Eu sempre tive essa preocupação. Nossas crianças se desenvolvem e chegam até a graduação sem um bom domínio desta matéria importantíssima".


 Aqui, Sylker apresentando sua criação no Japão



Resumo: no game Matemagos, o jogador entra no Reino da Tabu’Ada, onde um bruxo abre uma porta dimensional, o que vai permitir a passagem de criaturas malignas. Os magos, heróis do game, precisam impedi-los de conquistar o reino e selar o portal. Mas, para ter sucesso nas batalhas, o usuário precisar aplicar alguns conhecimentos fundamentais da Matemática.


Matemagos tem personagens que fascinam crianças e adultos hoje


“As crianças vão jogando, vão se divertindo e a matemática está ali embutida na mecânica do videogame. A garotda precisa resolver pequenas operações de matemática para ter sucesso nas batalhas e acabam absorvendo o conteúdo dessa forma divertida”, disse Sylker Telles da Silva que na sua criação, usa muitos elementos de inspiração amazônica. Os jogos conhecidos pelos amantes dos games, como Final Fantasy e Saga ou elementos da cultura pop atual, como Harry Potter, Senhor dos Anéis e Game of Thrones, serviram de inspiração para o professor e designer Telles. A cultura amazônica também está presente no Matemagos: são seis magos os personagens principais e cada um é baseado em um aspecto diferente da cultura mundial. Existe um personagem especial, um indiozinho, que representa a cultura amazônica. Ele é o Pajé. A função dele no game é justamente a cura. É ele quem cura os outros personagens, como os índios podem fazer com os brancos com o uso da sua cultura nativa, que precisa ser revalorizada. O jogo Matemagos foi desenvolvido para plataformas Android e iOS sendo que poderá ser baixado gratuitamente. O lançamento está previsto para o fim deste mês de outubro e aqui no nosso blog da ecologia, da cidadania e da cultura da vida você tem esta informação positiva de prima, em primeira mão.


Matemagos de Sylker Telles Silva mostra potencial do design hoje


Fontes: www.escavador.com
              Agência Brasil
              www.folhaverdenews.com 
 

5 comentários:

  1. Logo + por aqui nesta seção de comentários mais algumas informações dentro desta pauta da luta cult dentro da linguagem contemporânea dos games.

    ResponderExcluir
  2. Aguarde nossa edição, confira aqui e participe vc tb que pode inserir nesta seção do nosso blog o seu comentário, sua mensagem ou opinião.

    ResponderExcluir
  3. Se preferir, você pode mandar um e-mail com a sua msm diretamente para a redação do nosso blog através do webendereço navepad@netsite.com.br

    ResponderExcluir
  4. Outra opção: entre em contato com o nosso editor de conteúdo aqui no blog para mandar material, fotos, vídeos, mensagem ou também sugerir pautas para a gente padinhafranca603@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. "Superoportuna e muito criativa este proposta deste jovem mestre em design do Amazonas, ele mostra o potencial dos jovens brasileiros que precisam ser mais apoiados em suas pesquisas e projetos": quem comenta é Leonor Mendes Salles, de São Paulo (SP), TI, atuando com consultora de empresas.

    ResponderExcluir

Translation

translation