quarta-feira, 1 de março de 2017

CONCURSO DE REDAÇÃO DA ONU PODE ABRIR CAMINHO PARA JOVENS BRASILEIROS EM MEIO À REALIDADE DA GLOBALIZAÇÃO



É uma oportunidade ideal para jovens também daqui do interior escrevendo em uma das 6 línguas oficiais das Nações Unidas como por exemplo o inglês, o espanhol ou o francês conseguindo assim algum  intercâmbio ou estágio fora do Brasil: o tema da redação é cidadania dentro das propostas da Agenda 2030


As inscrições para o concurso de redação Muitas Línguas, Um Mundo, voltado para jovens universitários, seguem abertas até 16 de março de 2017, sendo a iniciativa, promovida pela escola de inglês ELS Educational Services em parceria com o programa acadêmico da ONU: uma ótima oportunidade para jovens brasileiros também daqui da região e de todo o interior do país se envolverem em questões de cidadania global e entendimento cultural, discutirem a importância do desenvolvimento sustentável, bem como as suas próprias habilidades linguísticas. Brasileiros que já venceram esta competição contam como foi a experiência em 2016: selecionados na edição passada deste concurso Leonardo Alves (fez redação em espanhol); José Ildo de Oliveira Júnior (em francês); Ellen Silva (em espanhol) e Tom Claudino dos Santos (em inglês)."Foi superlegal e abriu caminho prá gente", comentou Claudino dos Santos, o mais alto e loiro nesta foto dos jovens vencedores na edição de 2016 do concurso Muitas Línguas, Um Mundo, da Organização das Nações Unidas.


 Jovens brasileiros selecionados na edição passada do concurso Muitas Línguas, Um Mundo. Da esquerda para a direita: Leonardo Alves (espanhol); José Ildo de Oliveira Júnior (francês); Ellen Silva (espanhol); e Tom Claudino dos Santos (inglês). Foto: Arquivo pessoal/Tom Claudino dos Santos
4 jovens brasileiros que já venceram este concurso foram entrevistados



As inscrições agora  para o concurso de redação exclusivo para jovens universitários, seguem abertas até 16 de março. A iniciativa é promovida pela escola de inglês ELS Educational Services em parceria com o programa Impacto Acadêmico da ONU, estes quatro brasileiro na última edição deste evento cultural e de cidadania ficaram entre os sessenta vencedores selecionados como delegados para o Fórum Global de Juventude da ONU. Na ocasião, eles participaram da criação de planos de ação relacionados à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável em línguas oficiais das Nações Unidas e apresentaram as propostas na sede desta organização mundial  em Nova York nos Estados Unidos. Ellen Silva, hoje com 27 anos faz mestrado em Ciências Sociais na Universidade de Brasília, ela foi uma das selecionadas do grupo de espanhol da edição passada, e comenta que é muito importante os brasileiros participarem da seleção e contribuírem com as discussões propostas por este evento: "Como somos um país de dimensões continentais e de muita importância na região, acredito que nós temos muito a contribuir nestes espaços. É importante estar lá para mostrar os desafios que os países do sul global, de forma geral, apresentam, tais como a desigualdade social e dificuldades na consolidação de nossas democracias. Além disso, acho excelente oportunidade pessoal, é ainda positivo termos cada vez mais brasileiros conectados em redes globais, trocando experiências, ideias e boas práticas que podem ser aplicadas na realidade do nosso país e na nossa vida". Ela ainda deu uma dica para os universitários sobre este concurso de redação: ‘’Minha dica para os que querem se inscrever é que falem do que vocês sabem, podem incluir dados, referências bibliográficas e o que mais quiserem, mas é fundamental que mostrem como a experiência de aprender outro idioma impactou você. Se esse impacto se relacionar com a Agenda 2030 do Desenvolvimento Sustentável, melhor ainda. Aliando esses dois pontos, acho que é possível criar um texto com relevância e também com o seu toque especial ou a sua visão mais pessoal de tudo",  aconselha Ellen que hoje trabalçha em Brasília (DF). Você pode ter mais informações sobre a Agenda 2030 acessando o site das Nações Unidas e/ou já agora conferindo um resumo na seção de comentários aqui mesmo no blog da gente.

Um dos objetivos do desenvolvimento sustentável: equilibrar a economia com a ecologia


Fontes: www.nacoesunidas.org 
             www.folhaverdenews.com

8 comentários:

  1. Agências da ONU lançaram roteiro para que os paíse possam alcançar um Desenvolvimento Sustentável. Você pode ter acesso a uma ferramenta lançada pelo Grupo Interagencial da ONU no Brasil para a Agenda 2030 ajudará governos locais e regionais a implementar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

    ResponderExcluir
  2. No site da ONU - nacoesunidas.org - você tem o Roteiro para a Localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Implementação e Acompanhamento no Nível Subnacional. A publicação apresenta estratégias e iniciativas que já ocorrem no Brasil e podem ser adaptadas a diferentes cidades e regiões. Ela foi elaborada por diversos organismos da ONU e membros do governo brasileiro, com apoio da ONU-Habitat e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Confira mais detalhes a seguir.

    ResponderExcluir
  3. O roteiro está dividido em cinco eixos: “Sensibilização”, “Defendendo a Ideia”, “Implementação”, “Acompanhamento” e “Para onde vamos a partir daqui?”. Com base na publicação global, lançada em inglês, o documento em português foi adaptado ao contexto brasileiro, incluindo boas práticas dos organismos da ONU no Brasil. Segue mais informação sobre os ODS, Objetivos do desenvolvimento Sustentável da ONU.

    ResponderExcluir
  4. “Os casos relatados pelas agências especializadas, fundos, programas e entidades da ONU no Brasil foram cuidadosamente selecionados por especialistas das mais diversas áreas do conhecimento. Esperamos que a publicação seja útil para a construção de agendas propositivas e comprometidas com a implementação da Agenda 2030 em âmbito local por todo o país”, comentou o coordenador do Sistema ONU no Brasil e representante residente do PNUD no país, Niky Fabiancic.



    ResponderExcluir
  5. São 17 os ODS. O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis – é o eixo central do processo de localização. Ele leva em consideração os contextos subnacionais no alcance da Agenda 2030, desde o estabelecimento de objetivos e metas até a determinação dos meios de implementação, bem como o uso de indicadores para medir e acompanhar o tipo de desenvolvimento sustentável que equilibra economia com ecologia e com avanço social.

    ResponderExcluir
  6. Coloque aqui a sua dúvida ou opinião, você pode também mandar uma mensagem para a redação deste nosso blog de cidadania navepad@netsite.com.br e/ou então para o e-mail do nosso editor de conteúdo que é o padinhafranca603@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. "Entrei no Google e levantei os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável que são a Agenda 2030 para entender melhor a posição da ONU nesse concurso, foi tentar entrar sim": comentário de Mário José, de São Paulo, no momento fazendo Comunicação na Unesp em Bauru (SP).

    ResponderExcluir
  8. "Estou fazendo Biologia na USP e pretendo entrar no site da ONu para ver este concurso, já que domino bem a língua inglesa e de repente posso participar desta oportunidade, se bem, que já trabalho dando aulas e não sei se vou conseguir viajar, no caso de ser classificada": comentário de Eunice Souza, de Ribeirão Preto (SP).

    ResponderExcluir

Translation

translation