terça-feira, 28 de março de 2017

PASSOS POR AQUI NA REGIÃO É UM DOS POLOS NACIONAIS PARA OS CURSOS GRATUITOS DE TURISMO ATRAVÉS DO MEC

Estudantes poderão concorrer a 10 mil vagas em ensino técnico num dos setores que têm mais potencial de evolução no mercado e nesse momento em todo país 


Jovens desta região entre Minas e São Paulo têm esta nova chance

  

O Ministério do Turismo vai oferecer 10 mil vagas em cursos técnicos de nível médio gratuitos para estudantes de escolas públicas, nos informa Mariana Tokarnia, repórter da Agência Brasil, sendo os cursos voltados para o mercado de viagens, serão ofertados em diversas cidades de 18 estados: a cidade mais próxima aqui da nossa macrorregião junto à divisa dos estados de Minas Gerais e São Paulo é Passos, a 100 km de Franca, 200 km de Ribeirão Preto.  previsão é de que as aulas comecem em agosto ainda deste ano.  Os cursos são uma boa oportunidade para jovens estudantes da rede pública, formando profissionais de técnico em agenciamento de viagens, cozinha, eventos, guia de turismo, hospedagem, lazer, restaurante e bar.  Quem se interessar entrar em contato com a Secretaria Estadual de Turismo de cada localidade escolhida como polo, em todas as regiões brasileiras.. Os órgãos vão definir tanto a data quanto as forma de inscrição, juntamente com as secretarias estaduais de Educação.  A oferta faz parte do MedioTec, que é modalidade do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), lançado ainda no final do ano passado. O programa, segundo o Ministério da Educação (MEC), pretende oferecer um total de 82 mil vagas. No inícío deste ano, foram anunciadas 20 mil vagas em cursos técnicos na área cultural.  De acordo com o Ministério do Turismo, a definição da oferta de cursos na área levou em conta a demanda apresentada pelos estados e a capacidade de atendimento do programa. No âmbito turístico, um setor com mercado que está em evolução, o jovem terá aulas sobre processos de recepção, viagens, eventos, gastronomia, serviços de alimentação, bebidas e entretenimento. A indústria de lazer assim como a de eventos é a que mais cresce hoje no país e em todo o planeta. Os cursos são presenciais, em horários diferentes dos cursos regulares do ensino médio, ministrados por entidades cadastradas pelo MEC. Enfim, uma chance de profissionalização para muita gente de todo o Brasil, também de nossa regiãoVeja abaixo quais os municípios onde os cursos serão ofertados, os polos do curso de Turismo em cada estado e em cada região.

8 comentários:

  1. O Turismo (em especial, o ecoturismo) está entre as 10 áreas em que franquias crescem apesar da crise: esta é uma das razões que levam o MEC agora a abrir este curso gratuito de empreendorismo para formar profissionais de várias especialidades no setor.

    ResponderExcluir
  2. Em plena crise, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) prevê um crescimento de 10% para o setor agora, dando sequência aos bons resultados dos anos anteriores.

    ResponderExcluir
  3. Entre os 1o setores que se destacam hoje, apesar das dificuldades na economia do momento brasileiro, estão segundo o G1, a Alimentação, os Pets, os Serviços Domésticos (em especial, cuidar de idosos), Educação, Calçados (bom para Franca!), Beleza e Estética (Moda), Serviços Automotivos, Comunicação, Informática e Eletrônica, além do Turismo, um dos maiores destaques nesse Top 10.

    ResponderExcluir
  4. "Nesse setor crescente de Hotelaria e Turismo, vale destacar que os produtos luxuosos voltados para a classe média podem encalhar, mas parques de entretenimento, pousadas com preços acessíveis e franquias de quiosques a beira-mar, por exemplo, nunca saem de moda. As pessoas não ficam sem comer, assim como não ficam sem passear": comenta Pedro Paulo Mendes, economista da USP, que acabou por se dedicar ao Ecoturismo no interior do país.

    ResponderExcluir
  5. Logo mais por aqui mais informações e comentários, aguarde nossa próxima edição, confira e deixe aqui a sua mensagem. Se preferir, envie um e-mail com a sua opinião ou comentário para o e-mail da redação do nosso blog navepad@netsite.com.br

    ResponderExcluir
  6. Outra alternativa para participar desta edição é enviar sua mensagem diretamente pro nosso editor de conteúdo do blog padinhafranca603@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. "Chega em boa hora um curso desses, quanto mais habilitados como mão de obra os jovens também daqui do intrerior conseguirão superar os desafios desta crise de mercado": comentário de Patrícia Morais da Silva, de Ribeirão Preto mas que no momento faz Psicologia na Unesp em Bauru (SP).

    ResponderExcluir
  8. "Por aqui nas proximidades de Passos e em toda esta divisa entre Minas e São Paulo, me parece que o forte é o ecoturismo além de atrações turísticas em algumas cidades e o turismo de negócios em Ribeirão e Franca": comentário de Álvaro Rezende, que é de Cássia (MG), administrador de fazenda de café e que chegou a fazer um estágio em hotel da região, após um curso no Senac em São Paulo, como ele explica no texto enviado ao nosso blog.

    ResponderExcluir

Translation

translation