domingo, 16 de abril de 2017

O DESAFIO BIG É ÓTIMO PARA QUEM TEM SUGESTÕES DE SUSTENTABILIDADE PARA A BAÍA DA ILHA GRANDE: 10 PROPOSTAS SERÃO ESCOLHIDAS E FINANCIADAS

Agência da ONU e parceiros lançam iniciativa de conservação ambiental para salvar a Baía de Ilha Grande implantando desenvolvimento sustentável em todo o litoral do Rio de Janeiro a bem da economia e da ecologia deste point do ecoturismo brasileiro





A ilha Grande é um point do litoral fluminense e brasileiro



A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e parceiros lançaram esta semana o Desafio BIG, iniciativa com o objetivo de promover a conservação ambiental na Baía da Ilha Grande, onde estão localizadas Ilha Grande, Parati e Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, sudeste do Brasil. Para participar do BIG é necessário se inscrever no site desafio.big2050.org entre os dias 10 e 23 de abril, uma boa chance para gestores de meio ambiente, engenheiros, biólogos, ecologistas, pesquisadores, esportistas, profissionais de todos os setores que tenham alguma habilitação e proposta sustentável para esta zona estratégica do chamado Rio maravilha. Durante o processo de seleção ocorre também uma capacitação progressiva das propostas para que estas possam ser aprimoradas e apoiadas. Ao final, dez propostas poderão ser remuneradas em até R$ 50 mil e apoiadas para sair do papel, mudar e avançar a realidade ecológica e econômica desta região fluminense.


Ilha Grande (Angra dos Reis). Foto: Wikimedia Commons (CC)
Ilha Grande (Angra dos Reis) é tipo um parso tropical


A ação é uma parceria da FAO com o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), por meio do Projeto BIG, com o apoio da Fundação CERT e se trata de um programa de aceleração de ideias, projetos e empreendimentos de impacto com o foco em solucionar problemas de uma das regiões mais belas e turísticas do país, garantindo o desenvolvimento sustentável do ecossistema marinho e terrestre local. A Iniciativa BIG 2050 é desenvolvida entre as três instituições, contando com financiamento do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) e nese sentido, Tiago Rocha, gerente do projeto pela FAO destaca que "a Baía da Ilha Grande é uma região ímpar, que abriga uma das mais ricas sóciobiodiversidades do Brasil, ainda muito bem conservada, mas que apresenta uma série de pressões ao ambiente terrestre e marinho. No intuito de aprimorar a gestão e os mecanismos de conservação dessa região, a FAO e o INEA têm atuado há mais de cinco anos por meio do Projeto de Gestão Integrada do Ecossistema da Baía da Ilha Grande (Projeto BIG). Após esse período, foi possível consolidar uma nova estratégia de atuação, trazendo uma inovação na gestão ambiental que culmina na proposição e concretização desta proposta, importante para a região e todo o povo do Rio de Janeiro". 


Mapa desta região que está aberta a propostas de desenvolvimento sustentável


Para participar do Desafio BIG é necessário se inscrever no site desafio.big2050.org entre os dias 10 e 23 de abril. Durante o processo de seleção ocorre também uma capacitação progressiva das propostas para que estas possam ser aprimoradas e apoiadas. Ao final, dez propostas poderão ser remuneradas em até R$ 50 mil e apoiadas para sair do papel e influir na realidade socioambiental desta região: "A Iniciativa BIG 2050 é inovadora na aplicação do conceito de Gestão Integrada de Ecossistemas dentro da esfera pública, criando novos espaços para a participação da sociedade na construção de uma Bahia da Ilha Grande mais sustentável para ter maior futuro. Acreditamos que o Desafio BIG incentivará o surgimento de ideias e soluções inovadoras para a conservação ambiental", comentou por sua vez o diretor de biodiversidade, áreas protegidas e ecossistemas do INEA, Paulo Schiavo: "Queremos incentivar uma cultura de protagonismo construtivo, onde empreendedores sociais podem fazer a diferença apresentando soluções para as reais necessidades essenciais desta região", completou o diretor do Centro de Economia Verde da Fundação CERTI, Marcos Da-Ré.

Saiba mais sobre a iniciativa: www.big2050.org.br

O que é em resumo o Desafio BIG?

O Desafio BIG é um processo de seleção e de capacitação progressiva para propostas que busquem atacar os aspectos sensíveis identificados na saúde da Baía da Ilha Grande. Os principais resultados são gerados pelo Radar BIG 2050 e se transformam em alvos para o desenvolvimento de soluções. Esta é uma forma de engajar talentos e despertar o interesse para o desenvolvimento de soluções que ataquem problemas reais, fomentando novas ideias e possibilitando a implementação prática de projetos e novos negócios.



Buscamos ideias, projetos e empreendimentos

No Desafio BIG, os proponentes de soluções são estimulados a apresentarem e desenvolverem ideias, projetos e empreendimentos associados aos problemas ambientais que foram definidos como alvos prioritários. Em cada uma das três etapas, as propostas são selecionadas e capacitadas progressivamente. Assista ao vídeo de apresentação que vamos postar hoje aqui em nosso blog da ecologia, da cidadania e da criação do futuro sustentável Folha Verde News.

 
O ecoturismo é uma vocação natural desta região

Fontes: www.nacoesunidas.org
             www.folhaverdenews.com

9 comentários:

  1. Logo mais, mais detalhes, informações, comentários e mensagens por aqui nesta seção do nosso blog, aguarde a nossa próxima edição, participe e divulgue vc tb esta iniciativa que pode ser um canal importante em meio a esta crise para profissionais de variados setores, ligados mais ao Meio Ambiente.

    ResponderExcluir
  2. Vc pode colocar direto aqui o seu comentário ou então enviar uma mensagem para o e-mail da redação do nosso blog navepad@netsite.com.br

    ResponderExcluir
  3. Outra alternativa: envie e-mail pro editor de conteúdo do blog, podendo enviar fotos, vídeos ou matérias, contatando padinhafranca603@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. "Muito legal esta iniciativa da ONU e outras entidades, de repente, criará alternativas melhores para o litoral do Rio": comentário de Geraldo Sousa, engenheiro florestal em Cássia (MG), formado pela USP em São Paulo.

    ResponderExcluir
  5. "Vamos ver se eu tenho um insight e penso alguma coisas para a Bahia da Ilha Grande, é o que prazo vence já em uma semana, mas vamos lá": comentário de Isabelle Moreira, de São Paulo (SP), arquiteta que informa ter passado pela EAD e conhecer a região.

    ResponderExcluir
  6. "Eu já conhecia Angra mas rapidamente e este sobrevoo em forma de vídeo meu deu algumas ideias, vou tentar formnalizar uma proposta": comentário de Júlio Moreno Rubio, de Florianópolis (SC), ele que é argentino (de Buenos Aires) e tendo indo fazer um passeio, "me apaixonei e fique por aqui, de repente descubro um caminho profissional".

    ResponderExcluir
  7. "Já tenho um projeto, morar na Ilha": comentário de Marilda Mendes, de São Paulo, executiva: "Aqui do planalto da Paulista vejo tudo isso como paraíso".

    ResponderExcluir
  8. "Um desafio interessante e assim como este projeto BIG. a ONU e estes parceiros ou outros deveriam fazer algo assim também em toda região": comentário de Luiza Melende, de Belo Horizonte (MG), estudante da PUC Minas.

    ResponderExcluir
  9. "Vou entrar nessa e minha proposta tem a ver com a proteção de nascentes": comentário de Mário Gobbo dos Santos, de Campinas (SP), engenheiro agrônomo.

    ResponderExcluir

Translation

translation