quinta-feira, 28 de setembro de 2017

UM ALIMENTO RELATIVAMENTE BARATO QUE TODOS PODEM CONSUMIR E QUE AJUDA MUITO A SAÚDE DAS PESSOAS E A ECOLOGIA DA NOSSA VIDA

10 razões para comer frutas todos os dias é um conselho de médicos especializados em alimentação saudável e uma dica para aumentar a ecologia humana no dia a dia da gente (além do mais é um dos alimentos mais econômicos que existe)


10


"Todo mundo sabe o quanto é importante comer frutas diariamente mas poucos são os que realmente fazem isso todos os dias na quantidade certa", comenta a médica Andréia Silva debatendo este tema no site Ideia Nutri.  Por que é importante comer frutas? Elas fornecem benefícios para saúde, pessoas que comem mais frutas e legumes como parte de uma dieta saudável em geral, tendem a ter um risco menor de contrair algumas doenças crônicas, além duma alimentação mais saudável e como efeito uma melhor qualidade de vida. A revista Sorria, da editora Mol, edição deste mês de setembro, sendo distribuída pela rede Raia, também está divulgando (em especial para crianças) as 10 razões para a garotada comer frutas. É algo simples, as frutas acabam sendo mais econômicas do que a carne e outros alimentos, como os industrializados, porém menos de 40% da população têm este hábito, com para a ecologia humana de cada pessoa. O vídeo hoje aqui no blog do movimento ecológico, científico e de cidadania também está dentro desta pauta, confira aqui, agora.

No Brasil temos as melhores alternativas mas falta a cultura da natureza


A maioria das frutas são naturalmente pobres em gordura, sódio e calorias. Não tem colesterol. As frutas são fontes de muitos nutrientes essenciais que são pouco consumidos, incluindo potássio, fibras dietéticas, vitamina C, e folato – ácido fólico. Dietas ricas em potássio podem ajudar a manter por exemplo a pressão arterial saudável. Fontes frutíferas de potássio incluem bananas, ameixas, pêssegos, damascos secos, melão e o popular suco de laranja, que nem precisa ser adoçado com açúcar...Faz sucesso nos Estados Unidos, na Europa e agora também no Brasil o livro "O Poder Medicinal dos Alimentos", escrito pelo médico espanhol Jorge Pamplona, também especializado em Saúde Pública pela Universidade Loma Linda, Califórnia, USA, lançado por aqui pela editora Casa Publicadora Brasileira.

Um livro fora do comum nesta pauta


(Confira mais algumas informações deste livro na seção de comentários deste blog, participe você também com a sua mensagem, opinião ou dica, OK?)

.
Pesquisa: 10 razões para comer frutas
  1. Frutas são ricas em fibras, que melhoram o funcionamento intestinal e reduzem a absorção de gorduras, açúcar e até mesmo toxinas da alimentação.
  2. Parte das fibras presentes nas frutas são fermentadas no intestino, melhorando a flora bacteriana. Uma das principais consequências disso é o fortalecimento da imunidade contra intoxicações e infecções de todo tipo.
  3. As fibras também dão mais saciedade, auxiliando em dietas de emagrecimento e evitando o ganho de peso gordo.
  4. Os antioxidantes e as fibras das frutas atuam na prevenção e controle de problemas cardiovasculares, como hipertensão, infartos, derrames, tromboses, etc., que são a principal causa de mortes em todo mundo.
  5. Os antioxidantes presentes nas frutas combatem doenças graves como cânceres, catarata ou ainda outros problemas tipo envelhecimento precoce, demência.
  6. picolé frutas
    Frutas orgânicas do Cerrado hoje até em forma de picolé natural
  7. Esteticamente as frutas são grandes aliadas, pois retardam reações de envelhecimento da pele. Frutas amarelas, alaranjadas e vermelhas também auxiliam na proteção da pele contra os raios solares UVA e UVB.
  8. Frutas ricas em água melhoram a circulação sanguínea e linfática, melhorando edemas, combatendo e prevenindo celulite (um terror para as mulheres nas academias, praias e piscinas...
  9. As cores das frutas são conferidas por vitaminas e pró-vitaminas que atuam como poderosos fitoquímicos, que são substâncias com funções específicas, como combate ao câncer, proteção da pele.
  10. Cada fruta em si traz nutrientes e fitoquímicos especiais. A quercetina presente na maçã é objeto de estudo em dietas de emagrecimento; os flavonoides da uva e da ameixa são potentes combatentes de problemas cardiovasculares.
  11. Frutas são gostosas e gastronomicamente versáteis, podendo ser consumidas in natura ou desidratadas, e ainda na forma de sucos, saladas de frutas, purês, doce e ainda em preparações salgadas como saladas de legumes e verduras, acompanhando alimentos salgados, há opções desde as mais simples até as mais sofisticadas para a fruta invadir o dia a dia de toda pessoa e em especial, das crianças, para que elas venham a ser adultos com mais saúde, beleza e equilíbrio. 
Hora certa para comer fruta conforme sugestões da Drª Andréia Silva



Andréia Silva valoriza as frutas como conteúdo da medicina natural
  • No café da manhã
    Aposte na diversidade e aproveite para comer as mais calóricas, já que você terá tempo suficiente para gastar os excessos.
    Sugestões: vitamina de açaí ou banana, mamão com cereal, salada de frutas que contenha manga ou abacate.
  • No lanche da manhã
    Neste caso, a melhor opção é apostar nas frutas que dão saciedade, que tapeiam o estômago, mas que não contenham tantas calorias quanto as consumidas no desjejum.
    Sugestões: 1 cacho de uva, caqui, pêssego.
  • Depois do almoço
    O segredo é consumir as frutas que ajudam na digestão, que têm pouca caloria e um sabor mais agradável, para substituir a sobremesa.
    Sugestões: 1 fatia de abacaxi, maçã, morango.
  • Depois do jantar
    Você deve optar pelas frutas mais leves e pouco calóricas.
    Sugestões: ameixa, carambola, lima, tangerina.

Frutas, verduras, legumes substituem e até evitam remédios e doenças


Fonteshttp://formasaudavel.com.br/por-que-e-importante-comer-frutas/
             www.ideianutri.com
             www.folhaverdenews.com


9 comentários:

  1. Impressionante a página dupla 10 razões para comer frutas da atual edição da revista infantojuvenil, Sorria, ligada ao IAS, Instituto Ayrton Senna da Silva, distribuída pela rede de farmácias Raia. Um dos destaques desta edição são dicas sobre as frutas da primavera. Confira a seguir.

    ResponderExcluir
  2. "A tecnologia rural hoje faz com que haja durante todo o ano todos os tipos de frutas sempre nas feiras e sacolões, mas as frutas da época têm mais qualidade, levam menos agrotóxicos, são mais saborosas e mais baratas. Frutas da Primavera: maracujá, laranja pera, tangerina, banana prata, acerola, mamão, jaboticaba, pêssego, lima, caju, nectarina, nêspera, tâmara, melão, uva e maçã".

    ResponderExcluir
  3. "Há mais de 2 mil anos, Hipócrates, o precursor da Medicina, cunhava a máxima que é valida até hoje, que o alimento seja o seu remédio e que o seu remédio seja o alimento": comentário do médico Joan Sabaté, da Universidade de Loma Linda da Califórnia, Estados Unidos, no prefácio do livro do seu colega de Saúde Pública, Dr. Jorge Pamplona, autor de "O Poder Medicinal dos Alimentos".

    ResponderExcluir
  4. "Este livro e as frutas são oportunas porque na sociedade global e de consumo, que prevalece em quase todo país hoje, os hábitos alimentares têm excesso de calorias e desequilíbrio de nutrientes": comentário de Umberto Roca, que atua como Saúde Pública no Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  5. Logo mais, mais comentários e informações, você também pode e deve participar desta seção de comentários, coloque aqui a sua mensagem ou se preferir ou precisar, envie para o e-mail da redação do nosso blog navepad@netsite.com.br

    ResponderExcluir
  6. Você também pode contatar o editor de conteúdo do nosso blog de ecologia e de cidadania para mandar informações, mensagens ou material como vídeo ou fotos, mande para padinhafranca603@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. "Nossa saúde e bem estar dependem mais do que tudo dos alimentos que ingerimos diariamente, enquanto alguns tipos de alimentos podem ser a origem de doenças, outros são capazes de prevenir ou de aliviar e até de curar estes problemas, como é o caso das frutas": comentário do Dr. Jorge D. Pamplona Roger,da Espanha, autor do livro citado na matéria de hoje, "O Poder Medicinal dos Alimentos", editora Casa Publicadora Brasileira.

    ResponderExcluir
  8. "Conheço este livro desde 2006, agora ele pode ser encontrado em sites, na editora Casa Publicadora Brasileira ou até em sebos, hoje custando bem menos do que vale, com informações fora do comum e com fundamento científico sobre o potencial dos alimentos para curar doenças ou melhorar a saúde das pessoas": comentário de Saulo Morais, de Salvador (Bahia), professor universitário, ele diz ainda que "deixei de comprar remédios e passei a me alimentar de forma medicinal sob a orientação do Dr. Jorge Pamplona Roger".

    ResponderExcluir
  9. "O livro do Dr. Jorge Pamplona informa a gente com precisão científica a composição, as propriedades dos alimentos naturais (inclusive das principais frutas), cerca de 100 alimentos que podem fazer mais pela nossa saúde (sem nenhuma contraindicação) do que a maioria dos medicamento, é como ter um médico ao seu lado": comentário também de Saulo Morais, Bahia.

    ResponderExcluir

Translation

translation