sábado, 4 de novembro de 2017

O PANTANAL DO MATO GROSSO TERÁ UM NOVO ENDEREÇO QUARTA FEIRA DIA 8: SÃO PAULO (A MAIOR E A MAIS POLUÍDA CIDADE DO BRASIL)

WWF leva a natureza, a cultura e a alma do Pantanal a São Paulo através de Chico Bento (personagem de Maurício de Sousa): encontro marcado com a garotada e você também no Centro Cultural Unibes num evento aberto (sem cobrança de ingressos)

 
Pantanal: sua vida, sua natureza, sua realidade


Sim, não haverá cobrança de ingressos, mas para participar a pessoa terá que se cadastrar no Facebook: entre lá nesta rede social pelo link https://www.facebook.com/events/141794549795348/  para assim aproveitar o Dia do Pantanal em São Paulo. Pela terceira vez, Chico Bento participa de uma missão especial para ajudar a luta ecológica e em especial o WWF-Brasil na conservação de uma das maiores belezas naturais do país e do planeta.. No gibi Chico Bento vai ao Pantanal, criado especialmente para a causa e para a data, o personagem e um biólogo dialogam sobre a importância dos rios e nascentes das cabeceiras para preservar a maior área úmida do mundo e desta forma melhorar a qualidade de vida de milhões de pessoas, divulgando o desenvolvimento sustentável, um equilíbrio entre os interesses da economia com os da ecologia.


 
Gibi e evento superimportantes para o Pantanal



Atenção, a gente repete, para participar a pessoa terá que se cadastrar no Facebook: entre lá nesta rede social pelo link https://www.facebook.com/events/141794549795348/  para assim aproveitar o Dia do Pantanal em São Paulo, tendo a informação dos seus rios e nascentes, das cabeceiras e cachoeiras da macrorregião no Mato Grosso, como um estímulo para preservar a extraordinária área úmida (a maior do planeta) e desta forma ir com mais argumentos à luta depois pela ecologia, pela qualidade de vida: o Pantanl pode ajudar o ecoequilíbrio vital para milhões de pessoas, através do desenvolvimento sustentável, um equilíbrio entre os interesses da economia com os da ecologia., passado, presente e futuro da nossa vida.


Jacaré, símbolo do Pantanal (terra das águas)

 
Lobo Guará pantaneiro


Extraordinária reserva da natureza do país

"O Dia do Pantanal precisa ser o ano inteiro", comentou  Mauricio de Sousa que junto com o WWF-Brasil estará no encontro de 8 de novembro, das 9h às 13h (3 dias antes da data oficial deste grande reserva de água e de vida do interior do Brasil e da América do Sul) para receber o público em geral e em especial as crianças, promover diálogos sobre temas de valor e urgência hoje no contexto ambiental do país. A ação no Teatro do Centro Cultural Unibes, em São Paulo, contará com palestras de especialistas, como Júlio César Sampaio, coordenador do Programa Cerrado Pantanal do fundo mundial da natureza no Brasil, Monica Sousa, diretora executiva da empresa e da equipe de Mauricio de Sousa,, José Sabino, biólogo pela Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Ecologia pela Unicamp, especialista em comportamento animal e da fauna mais típica do Pantanal, Ivan Bergier, pesquisador em Mudanças Climáticas da Embrapa Pantanal, Cristina Neves, gestão ambiental da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) SESC Pantanal e Marli Deon Sette, especialista em Direito Ambiental, mestre em gestão econômica do meio ambiente pela Universidade de Brasília (UnB). O evento poderá assim ser aproveitado também pelos jovens e adultos, questionando problemas pantaneiros, fazendo alertas e buscando as soluções sustentáveis, a bem da ecologia e da economia.


Onça Pìntada e a Suçuarana ainda sobrevivem no Pantanal
 
 
Natureza do Pantanal: às vezes Cerrado, às vezes Amazônia

Nesta próxima quarta em Sampa também terá música típica da região pantaneira, com a cantora cuiabana Ana Rafaela, e um brunch pantaneiro elaborado pela chef Ariani Malouf, do premiado restaurante cuiabano Mahalo, para que o público conheça a gastronomia local. Além disso, será lançado um gibi inédito Chico Bento vai ao Pantanal, com a presença do Chico Bento ao vivo distribuindo as revistinhas para as crianças. A TV Cultura e o Cartoon Network vão exibir uma animação sobre este personagem de quadrinhos na sua aventura ecológica, Chico Bento pantaneiro. Todo este unverso cultural é de valor para divulgar as lutas e as riquezas da natureza do Pantanal.



Problemas e agressões socioambientais também no Pantanal...

...garimpos, desmates, caça, poluições, ameaças à vida dali


(Confira nesta nossa webpágina vídeo sobre o Pantanal e na seção de comentários aqui do blog mais informações sobre este evento bem como mensagens e opiniões)

Pantanal em azul de água ainda no mapa do Brasil...

O peão pantaneiro sobrevive lado lado com...

...toda uma fauna nativa, como o Tuiuiú



Fontes: www.wwf.org.br
             www.folhaverdenews.com


7 comentários:

  1. Nosso editor deste blog (ecologista Padinha) esteve por 3 vezes fazendo matérias no Pantanal, uma sobre a matança dos Jacaré, outras duas, sobre a sua fauna nativa fora do comum e a cultura pantaneira, ao lado do repórter fotográfico João Noronha, na última destas idas, encontro com duas pesquisadoras do Greenpeace, que haviam vindo da Europa àquela região.

    ResponderExcluir
  2. Além das ações ecológicas e culturais no Teatro do Centro Cultural Unibes, em São Paulo, a estátua do Chico Bento estará exposta no Parque da Mônica de 9 a 12 de novembro e a edição temática do gibi será distribuída aos interessados nos dias 11 e 12 de novembro. A animação do personagem abordando o Pantanal, criada exclusivamente para veiculação nos anos anteriores, será exibida na TV Cultura, de 08 a 12 de novembro, e no Cartoon Network, de 08 a 11 de novembro.


    ResponderExcluir
  3. Para você postar aqui aqui uma mensagem ou dar a sua opinião sobre o Pantanal, participando desta edição, coloque direto aqui seu comentário ou envie por um e-mail para a redação do nosso blog de ecologia e de cidadania, também apoiando esta feliz iniciativa de educação ambiental: mande para navepad@netsite.com.br

    ResponderExcluir
  4. Você também pode contatar nossa editor do blog para mandar informação, sugestão, crítica, comentário ou material como vídeo ou fotos, envie então o seu conteúdo para o e-mail padinhafranca603@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. "Que legal esse evento, uma chance para a população e em especial a garotada da grande cidade descobrir nossa natureza através do Pantanal": comentário de Rubens Fernandes, TI, ele é de Bauru e atua na capital paulista.

    ResponderExcluir
  6. Reiteramos aqui o aviso, não haverá cobrança de ingressos mas para participar do evento gratuito, em que as vagas são limitadas, os interessados devem confirmar a presença pelo Facebook: https://www.facebook.com/events/141794549795348/

    ResponderExcluir
  7. Serviço - Vamos falar de Pantanal? Local: Teatro Centro Cultural Unibes Data: 08 de novembro, das 9h às 13h Endereço: Rua Francisco Leitão, 383, Pinheiros, São Paulo


    ResponderExcluir

Translation

translation